segunda-feira, 16 de agosto de 2010

O Teatro-Étnico do Palmares Iñaron

Fotografia (Henrique Lira): Godi e Lia Spósito no espetáculo Estórias Brasileiras (1977)

O Grupo de Teatro Palmares Iñaron foi fundado em 1976 por Antônio Godi e Lia Spósito, juntamente com Kal dos Santos e Ana Sacramento e cultiva, ao longo da sua trajetória, uma proposta de trabalho voltada para as questões étnico-sociais e culturais do afro-brasileiro, dos povos indígenas e do sertanejo, baseando-se na importância de se refletir sobre o convívio na diferença, sobre como pensar a diferença entre os povos, culturas, tipos físicos e classes sociais compreendendo-a e vivenciando-a com respeito. O nome do grupo relaciona palavras ligadas às culturas negra e indígena e trata-se portanto, de valorizar essas duas culturas. Palmares Iñaron significa então, Palmares Ensandecido, atribuindo homenagem à história de Zumbi e fazendo referência à terminologia de origem indígena Iñaron - que designa um estado de perturbação mental e espiritual, nos índios, por conta das influências da civilização. Assim, sobre o estado de Iñaron o índio é inspirado a isolar-se na mata fechada, longe de tudo e de todos para que possa se reencontrar e enfim, retornar à sua tribo e mostrar toda a sua jornada a partir de uma mise-em-scéne (pantomima) apresentada ao seu povo, revelando então, uma teatralidade indígena.
O trabalho do Palmares Iñaron parte de um estudo antropológico associado a uma pesquisa estético-teatral que determina uma maneira própria para interpretar as realidades diversas, desvendadas pelo olhar apurado de quem quer descobrir personagens, fatos e situações. O Teatro-Étnico do grupo desenvolve uma linguagem própria, inspirada na essência do povo brasileiro com suas raízes e origens que constituem a nossa formação social.


3 comentários:

  1. Muito bom Godi aguardo voce no \permangola 2011 ok abraco e mande noticias \m cobra mansa

    ResponderExcluir
  2. Respeitado, mestre Cobra Mansa!
    Aqui digita um s. aluno de agogô...
    Mestre das ruas, das academias e de tds. nós...
    Os méritos s. de n filhos compromissados...
    C. s. Marcelo em Londres e m Kizza aqui...
    Aí sinto q. cuidamos de n. rebentos...
    S. estás na Bahia...
    Serás convidado especial p. uma das sessões...

    Godi (Pelos n. encontros em Viena e París...)

    ResponderExcluir
  3. godo ainda te espero mano velho , estarei na Bahia em abril mande um numero para se comunicarmos ainda aguardo sua presença no permangola

    ResponderExcluir