segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Oxim O Iauretê

Cartaz Original: Oxim O Iauretê (1985)
Ilustração (Nanquim): Antônio Godi

Em sua trajetória o Grupo de Teatro Palmares Iñaron montou importantes espetáculos, a saber: Estórias Brasileiras (1977) e Usura Corporation (1978), este que foi indicado para o Prêmio Martin Gonçalves de Teatro, à época, nas categorias de Melhor Texto para Antônio Godi e Melhor Atriz para Lia Spósito, além da realização da Leitura Dramática de Documentos Negros (Revolta de Búzios) em uma das reuniões que marcavam a constituição do Movimento Negro Unificado em 1979, no antigo Espaço Sucupira, onde hoje funciona a Prefeitura de Salvador. O último trabalho do grupo foi em 1985 com o espetáculo Oxim - O Iauretê, texto adaptado e interpretado por Lia Spósito que se inspirou em Guimarães Rosa e no romance Maíra de Darcy Ribeiro. Este espetáculo contou com a direção artística de Antônio Godi, além da pesquisa musical da Oficina de Investigação Musical, dirigida por Bira Reis. A montagem contou, ainda com a participação dos dançarinos Negrizú e Awa Avacy. O espetáculo refletia sobre a situação cultural do índio, que progressivamente experimenta um processo de desintegração e assumia uma postura de defesa da natureza e do equilíbrio ecológico.





2 comentários:

  1. Ola, eu sou larissa de jesus 7m2, do colegio solange coelho, e quero dizer que amei a apresentaçao, estão de parabéns e continuem assim.
    Estou super aciosa para ver o "Oxim o Iauretê".
    Aguardo, a proxima visita no colegio solange coelho, Beijos para todos.

    ResponderExcluir
  2. óla meu nome é deivison de jesus santos 7 m-2, do solange coelho,gostei muito de sua apresentação no turno matutino achei super interessante,diferente e muito engraçado.Vocês interpretaram a ligua tupi-guarani maravilhosamente bem.
    beijos adorei conhecer vocês !!!

    ResponderExcluir