quarta-feira, 8 de setembro de 2010

IAURETÊ nas Escolas

Fotografia (Lia Spósito): Oxim (Victor Kizza) - Iauretê na Escola Solange Coelho em Itinga

Fotografia (Lia Spósito): Mehín Índio (Maria Janaína) - Iauretê na Escola Solange Coelho em Itinga

Fotografia (Lia Spósito): Iauretê nas Escolas de Itinga (Lauro de Freitas/BA)

Fotografia (Lia Spósito): Iauretê nas Escolas de Itinga (Lauro de Freitas/BA)

O Grupo de Teatro Palmares Iñaron está realizando ensaios abertos do seu novo espetáculo IAURETÊ para estudantes e professores de unidades de ensino, públicas e privadas do Estado da Bahia. O espetáculo é uma livre adaptação das obras Maíra de Darcy Ribeiro e do conto Meu Tio O Iauaretê de Guimarães Rosa e aponta para a consciência de uma humanidade multicultural e multiétinica baseada na presença histórica e cultural dos povos indígenas no Brasil. As apresentações de fragmentos da peça em escolas e unidades de ensino, formal e superior, enriquecem a construção do espetáculo e contribuem para uma reflexão étnica e social determinantes na constituição de um pensamento socio-cultural democratico e plural.

IAURETÊ irá estrear oficialmente em outubro deste ano em Salvador. O grupo já realizou apresentações em Lauro de Freitas para os estudantes de pós-graduação em Cultura Africana da UNESI e professores municipais vinculados ao ASPROLF - Associação dos Professores de Lauro de Freitas e para uma média de 200 estudantes, professores e funcionários da Escola Solange Coelho. Ainda, realizaram-se apresentações seguidas de debates na Faculdade da Felicidade e na Escola Estadual Elisio Athayde, ambas localizadas em Salvador. O teor das reflexões e discussões estabelecidas a partir da encenação da peça, promove nas unidades de ensino, a aplicação da Lei 11.645/08 que inclui nos curriculos escolares o estudo da África, dos afro-brasileiros e dos povos indígenas no Brasil.

As apresentações e os debates realizados na Escola Solange Coelho localizada em Itinga / Lauro de Freitas, foram organizados pelo educador e pesquisador Edson Paiva, que tem sido um dos grandes agitadores e colaboradores na caminhada do trabalho IAURETÊ nas Escolas. Além da Escola Solange Coelho, o educador Edson Paiva viabilizou a realização de um ensaio aberto do espetáculo na Escola Elísio Athayde, localizada em Cajazeiras, na qual cerca de 150 estudantes e funcionários tiveram a oportunidade de refletir sobre as questões atuais e ancestrais dos povos indígenas brasileiros a partir da encenação do Grupo de Teatro Palmares Iñaron.

O espetáculo IAURETÊ estréia no dia 14 de outubro na Casa da Oficina de Investigação Musical - O.I.M localizada na Rua Portas do Carmo, 24 - Pelourinho (ao lado da Casa de Jorge Amado) no Largo do Pelourinho. A temporada da peça no Centro Histórico se estenderá até o final do mês de outubro, realizando apresentações todas as quintas-feiras de outubro sempre às 20 horas.

 A partir do dia 05 de novembro o espetáculo IAURETÊ iniciará sua temporada no Teatro SESI Rio Vermelho todas as sextas-feiras 20 horas até o dia 03 de dezembro (exceto 14 de novembro que o grupo estará cumprindo agenda de viagem).

Ficha Técnica

IAURETÊ (Adaptação das obras; Meu Tio Iauretê de Guimarães Rosa e Maíra de Darcy Ribeiro)

Adaptação e Direção: Lia Spósito
Orientação Artística: Antônio Godi
Direção Musical e Multimídia: Bira Reis
Percussão: Quiones (Zorival Santos)
Assistente Técnico: Nildo
Produção Executiva: Victor Kizza
Assistente de Produção: Heloísa Jorge
Elenco: Maria Janaina e Victor Kizza



4 comentários: